Iguá realiza encontros para apresentar o projeto da Dragagem
27 de julho de 2024Desde abril, quando a operação de dragagem teve início no Complexo Lagunar, a Iguá realiza diversos encontros com a população da área impactada pela obra para apresentar os benefícios e a metodologia utilizada.
Em encontros com diferentes atores da sociedade, os representantes da Iguá apresentaram as curiosidades sobre o projeto (você sabia que o volume equivalente a mais de 900 piscinas olímpicas será remanejado do fundo das lagoas para o preenchimento das cavas?), metodologias de trabalho e benefícios esperados após a finalização da dragagem.
Representantes de grandes condomínios localizados nas proximidades do Complexo Lagunar e das associações de moradores das comunidades do Rio das Pedras, Gardênia Azul e Muzema, participaram desses encontros e puderam tirar suas dúvidas a respeito do projeto da dragagem, que tem previsão de duração de 36 meses.
Em maio, um evento realizado no Casa Shopping, em parceria com a Subprefeitura da Barra, reuniu mais de 100 participantes, e contou com a presença do Secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio, Bernardo Rossi, do deputado estadual Claudio Caiado, do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado e do sub prefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima. Na ocasião, Rossi falou sobre o legado que o projeto de dragagem deixará para a cidade do Rio de Janeiro.
Benefícios Socioambientais
Durante a apresentação, os representantes da Iguá destacaram que o empreendimento trará impactos positivos para a cidade, criando um cenário onde as pessoas possam viver com uma maior qualidade de vida, se beneficiando de águas mais limpas e ar mais puro, convivendo respeitosamente com o meio ambiente e promovendo um cotidiano com sustentabilidade.
Entre os benefícios socioambientais citados estão:
1. Redução da Pegada de Carbono: A implantação das novas áreas de manguezais contribuirá significativamente para a captura das emissões de gases de efeito estufa.
2. Conservação dos Recursos Hídricos: A dragagem, juntamente com a implantação dos Coletores de Tempo Seco e a ampliação do sistema de esgoto, ajudará na preservação dos recursos hídricos locais.
3. Melhoria da Qualidade de Vida: Com a melhoria da troca hídrica, os espaços de convivência e áreas de lazer no seu entorno irá elevar o bem-estar dos moradores, aumentando a qualidade de vida na comunidade.