Iguá recebe visita da Agenersa para acompanhar avanços na dragagem da Lagoa da Tijuca
11 de setembro de 2025Na quinta-feira (11/09), a Iguá recebeu a visita de técnicos da Câmara de Saneamento da Agenersa para acompanhar o andamento das obras de dragagem na Lagoa da Tijuca, que fazem parte do processo de despoluição do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A atividade contou também com a presença de representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e teve como objetivo verificar a execução das ações previstas no projeto apresentado à agência reguladora. Por parte da agência reguladora estiveram os técnicos Beatriz Almeida, Davi Hage, Frederico Medeiros e Luiz Alfredo e por parte da Fipe, Renato Mesquita e Tatiana Permanhani. O grupo foi acompanhado por representantes da equipe do Regulatório da concessionária.
Durante a visita, foi apresentada a segunda fase do empreendimento, que consiste na dragagem da região para recuperar a biodiversidade dos canais naturais e melhorar a hidrodinâmica do sistema, ou seja, o fluxo de água entre as lagoas, o mar e os espelhos d’água.
Considerado um dos maiores ativos ambientais costeiros da cidade, o sistema inclui ainda as lagoas do Camorim, Jacarepaguá e Marapendi. A Iguá realizará ao longo dos próximos anos a dragagem, ação que remaneja os sedimentos finos acumulados no fundo das lagoas.
A Iguá reforça o diálogo constante com a Agenersa e demais órgãos competentes, assegurando a transparência do processo e a busca por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável da região e a melhoria da qualidade de vida da população.