Estudantes celebram estreia de curtas no Cineclube Ambiental
29 de setembro de 2025A Escola CAIC Euclides da Cunha, no Rio das Pedras, foi palco do Cineclube Ambiental, evento de estreia dos filmes produzidos pelos jovens do projeto Em Cena Pela Vida das Lagoas – Edição Cinema.
A première contou com quatro sessões exclusivas para os estudantes dos turnos da manhã e da tarde e recriou o clima de cinema dentro da escola, com direito a pipoca, refrigerante e muita animação.
Após as exibições, os alunos participaram de uma cerimônia de formatura. Cada protagonista recebeu uma claquete personalizada com o nome do seu filme e certificado pela participação nos 13 encontros do projeto. Outros estudantes, convidados e moradores da comunidade que colaboraram com as produções também foram reconhecidos com menções honrosas.
A exibição dos curtas Não é Azar (ficção) e Carcará (documentário) emocionou os presentes e mostrou como o cinema pode ser uma poderosa ferramenta de resgate da memória social, valorização da identidade local e de conscientização ambiental.
“Desejo que depois de assistir estes dois filmes produzidos por colegas de vocês, vocês consigam sonhar. Sonhar com um mundo melhor, sonhar com um ambiente melhor, com qualidade de vida.”
Rosimery Santos Arbues Candido, diretora adjunta do CAIC
“Eu sempre fui apaixonado por cinema, desde que me conheço como gente. E tenho um sério sonho de poder trabalhar com isso no futuro. Ter uma primeira experiência, desta forma, foi uma sensação mágica.”
Davi Santana – Diretor do curta Não é Azar e ator no papel de Anhangá
"Eu queria agradecer ao pessoal da Arcadis e da Iguá por todo o carinho, por tudo que eles ajudaram aqui desde o início das aulas. Foi um projeto muito importante para mim, com certeza eu vou levar isso para a vida toda. Aprendi muita coisa e eu espero que isso possa crescer cada vez mais na minha vida e que o nosso documentário possa se espalhar para o mundo.”
Andrey Di Luccia – Direção, Pré-produção, Edição e Trilha Sonora do curta Carcará
“Foi uma experiência muito única! Quando eu comecei a gravar, eu comecei a ter um contato tão direto com a filmagem, com a atuação, eu nunca tinha presenciado isso.”
Maria Eduarda Teotônio – Direção de Fotografia e Filmagem do curta Não é Azar
“Foi muito legal e muito divertido fazer esse filme, que levou uns seis meses para fazer. Eu quis que meus colegas assistissem e se divertissem também. Fico feliz por ter participado com todos que me encorajaram a fazer esse filme. Tenho muito orgulho deles. Muito mesmo.”
Vicente Alves dos Santos –Produção, Ator (Colega Debochado 2) e criador da máscara em papel machê do personagem Anhangá no curta Não é Azar
O evento também contou com a presença de participantes do programa VoluntarIguá, que colaboraram com a realização das atividades e o clima especial da estreia.
O projeto Em Cena Pela Vida das Lagoas – Edição Cinema é uma iniciativa de criação e execução da Arcadis, e integra o movimento Juntos Pela Vida das Lagoas, liderado pela Iguá, que promove a transformação socioambiental do Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá por meio da educação, da arte e da sustentabilidade.