Projeto socioambiental busca fortalecer o vínculo entre jovens do Rio das Pedras e o ecossistema do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá
16 de outubro de 2024Rio de Janeiro, outubro de 2024 – Cerca de 65 alunos de escolas públicas em áreas de comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro poderão desenvolver e aprimorar habilidades cênicas e audiovisuais por meio do projeto "Em Cena Pela Vida das Lagoas", ação educativa e socioambiental promovida pela Iguá, concessionária de saneamento básico que atende a 19 bairros da Zona Oeste e aos municípios de Miguel Pereira e Paty de Alferes. Com aulas teóricas e práticas, o projeto trabalha a educação ambiental por meio da arte e incentiva os jovens a criarem uma conexão com o meio ambiente local. A atividade está em sua primeira edição, e prevê ainda mais dois anos de atividades.
Uma equipe multidisciplinar vem trabalhando temas relevantes à educação ambiental de forma integrada às ferramentas da comunicação, como criação de roteiro, apresentação, atuação e edição. Ao todo, serão 25 aulas até maio de 2025, distribuídas entre os alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas do Rio das Pedras, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Claudio Besserman Vianna (Bussunda) e o CAIC Euclides da Cunha. Ambas recebem estudantes de comunidades do entorno, como Muzema, Tijuquinha e Morro do Banco.
O Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, onde a Iguá realiza atividades de dragagem, é um dos protagonistas do projeto e será tema das produções artísticas desenvolvidas pelos alunos e professores. Como parte das atividades, os jovens farão uma "Viagem ao país dos manguezais" para conhecer de perto o projeto de revitalização das lagoas, que engloba a obra de dragagem e o berçário de mudas de mangue vermelho e samambaia do brejo, que estão sendo plantados desde 2021. Atualmente estão sendo criadas na Lagoa da Tijuca três novas áreas de manguezais, mais uma iniciativa ambiental que as crianças e adolescentes terão a oportunidade de ver de perto.
Além disso, serão trabalhados temas como o uso responsável e racional da água e o manejo adequado dos resíduos sólidos, cujo descarte irregular pode trazer prejuízos graves aos corpos hídricos. Tais assuntos são essenciais para que os jovens estabeleçam e promovam, desde cedo, um convívio saudável com o meio ambiente.
“A Iguá se orgulha de poder proporcionar uma experiência imersiva para crianças e adolescentes de áreas vulneráveis no Complexo Lagunar. Esse contato com o meio ambiente é crucial para uma educação ambiental mais assertiva e construção de valores socioambientais duradouros”, afirma Leonardo Soares, Diretor para Assuntos Corporativos da Iguá Rio.
Ao final do projeto, os alunos do ensino fundamental farão uma apresentação de fantoches sobre os temas abordados nas aulas. Já os alunos do ensino médio irão se aventurar no mundo cinematográfico, produzindo curtas que serão exibidos em um cine clube, com direito a debates no final das sessões. As apresentações serão abertas à toda comunidade escolar e aos familiares, levando a educação ambiental para o convívio extraclasse. As sessões acontecerão na primeira semana de dezembro.