Crianças de Rio das Pedras exploram manguezais em projeto socioambiental da Iguá
16 de dezembro de 2024Em uma tarde inesquecível, crianças do projeto Em Cena Pela Vida das Lagoas vivenciaram uma experiência única no canteiro de obras da dragagem do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá
Como parte das ações de educação ambiental promovidas pela Iguá, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Claudio Besserman Viana (Bussunda) visitaram pela primeira vez, o local onde são realizadas as obras de dragagem do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A turma é uma das participantes do projeto “Em Cena pela Vida das Lagoas”, que promove ações de conscientização ambiental e oficinas de teatro.
Como uma gincana, as crianças foram divididas em equipes com cores e nomes de animais que vivem na região, Jacaré (verde), Colhereiro-americano (rosa), Biguá (preto) e Caranguejo-uçá (lilás). Cada grupo foi direcionado a uma das atividades: passeio de barco pela lagoa, visita às áreas de manguezal reflorestadas pela Iguá; aula prática nos berçários de mangues e de samambaias do brejo e os jogos educativos sobre a fauna local.
“A atividade foi enriquecedora. Pude observar o quanto as crianças se envolveram e fizeram observações significativas. O passeio de barco foi um destaque, permitindo que elas percebessem a relação entre o ambiente, o lixo, a poluição e a beleza resiliente das lagoas. Com certeza, essa experiência proporcionou uma nova perspectiva para elas. O jogo da memória também foi muito divertido e educativo, ajudando-as a aprender sobre as espécies de aves e animais que habitam a lagoa. Foi uma atividade leve, interativa e com grande valor pedagógico”, explica Érika Alves, analista de Responsabilidade Social da Iguá.
O Projeto Em Cena Pela Vida das Lagoas, que já está em sua fase final na Escola Bussunda, une o meio ambiente ao teatro de fantoches. Ao longo dos 12 encontros, a turma aprendeu sobre a importância do cuidado com a vida nas lagoas, criou junto os roteiros para as peças, as crianças manipularam os fantoches e protagonizarão, na próxima semana, a apresentação do vídeo final para a comunidade escolar.
O brilho nos olhos das crianças e o entusiasmo da professora Flávia Silva, são provas do sucesso do projeto. “Foi maravilhoso! Eles estão fascinados”, afirmou a professora.
Em Cena Pela Vida Das Lagoas faz parte do movimento Juntos pela vida das lagoas, promovido pela Iguá, que visa atrair a atenção da sociedade para a importância desse ecossistema para a cidade do Rio de Janeiro. O movimento engloba a obra de dragagem, o berçário de mudas de mangue vermelho e samambaia do brejo, que estão sendo plantados desde 2021, e diversas ações paralelas de saneamento. Na prática, as obras de dragagem, conduzidas pela Iguá, vão ajudar a reestabelecer o fluxo de água, a troca hídrica com o mar, a oxigenação e o equilíbrio do ecossistema da região.