Nova área de manguezal será criada na Lagoa da Tijuca
31 de outubro de 2025A maior obra de dragagem já realizada no Complexo Lagunar segue avançando e, junto dela, um importante projeto de recuperação ambiental começa a se concretizar.
A Iguá Rio dará início à implantação de mais uma área de manguezal, localizada na Lagoa da Tijuca, próxima aos bairros da Muzema e do Regata. O espaço, que terá mais de 12 hectares, será protegido por diques de areia e receberá até 100 mil mudas de espécies típicas de mangue ao longo dos próximos dois anos.
Com a criação dessa nova área, o Complexo Lagunar ganha um aliado natural contra a erosão das margens, o assoreamento e as enchentes, já que os manguezais funcionam como barreiras protetoras e, ao mesmo tempo, como “filtros” que absorvem o excesso de água das chuvas. Essa lógica se conecta ao conceito de cidades-esponja, que utilizam soluções baseadas na natureza para tornar os centros urbanos mais resilientes às mudanças climáticas.
Mais do que recuperar margens degradadas, as áreas de manguezal vão criar um refúgio de biodiversidade e devolver à comunidade uma lagoa mais saudável.
Essa é a segunda de três áreas previstas de serem construídas no Complexo Lagunar. A primeira área, localizada próximo a comunidade do Rio das Pedras, já possui 53% de avanço.
Acompanhe de perto essa transformação. Juntos pela Vida das Lagoas!